sexta-feira, 5 de abril de 2013

Yoga, Ayurveda e a Natureza


    




    Yoga na sua origem sânscrita significa unir, a ideia de unirmos através de sua prática nossos diversos aspectos, que modificam nossos corpos: material, energético, emocional, mental inferior e espiritual. Indo um pouco mais fundo podemos dizer que através da meditação, ampliando nossa consciência, podemos experimentar a consciência divida, nos tornando um com Deus, como diz meu grande e amado mestre Paramahansa Yogananda.
     Considerando que tanto nossa natureza humana como a natureza em geral, as matas, os oceanos, o céu,  o reino animal, mineral, vegetal tem sua origem divina, yoga e natureza fazem uma parceria perfeita.
     Sempre gostei de praticar junto à natureza, estimulo meus alunos que façam o mesmo. Experimente você mesmo, leitor, levar uma canga ou mesmo seu tapetinho para praia de manhã bem cedo ou no fim da tarde. O nascer do sol e o pôr do sol são momentos especiais. Se a praia tiver com poucas pessoas melhor ainda, sem vendedores, de picolés e todos os outros, deserta... perfeita.
      A beira dos Rios, próximos à cachoeira é uma delícia também. Sempre organizei retiros e cursos em lugares assim, mais afastados do tumulto da cidade para nos sentirmos mais tranquilos para a prática do yoga.
      Em Búzios, na praia aonde moro e tenho atualmente o Shiva Studio, tem sido muito bom dar os cursos e os retiros por aqui, é um lugar silencioso, afastado do centro de Búzios numa mata, o céu muito aberto com poucas luzes para vislumbrarmos as estrelas.
      Ayurveda significa em sânscrito o conhecimento da vida. Nossa vida próxima à natureza é sempre mais completa. Aqui podemos encontrar muitas plantas que utilizamos nos tratamentos, além de colhê-las, podemos plantá-las também.
     Tenho no meu quintal um pequeno herbário orgânico: Alecrim, manjericão, aloé vera, sálvia, hortelã, pimentas, poejo, boldo, lavanda, alfazemas, mirra, rosas,etc .Plantas para meu consumo culinário e para a fabricação de óleos caseiros etc. Ter a certeza que não tem agrotóxico é muito bom, o prazer de plantar e colher é incrível!
   A horta caseira é s uma ideia sustentável.Experimente, você não precisa de muito espaço nem muito tempo, apenas alguma dedicação. Pode usar vasilhas recicladas, pode fazer compostos orgânicos com o lixo vivo que você mesmo utiliza. Pode obter as sementes de coisas que você come. A internet nos dá muita informação e dicas em blogs e sites a respeito deste assunto.
     Fique mais próximo da natureza e faça yoga e saiba mais sobre o ayurveda e pratique, mude seu estilo de vida para melhor!! Seja mais saudável e feliz, namaste! Sheila Quintaneiro

Professora de Yoga - Terapeuta Ayurvédica
Diretora do Shiva Studio de Yoga e Ayurveda-www.shivastudio.org
www.sheilaquintaneiro.wix.com/buzios
Presidente da International Association of Yoga and Ayurveda- IAYA
www.ayurvedayogaom.org