sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

A Alimentação e a sua Saúde






A Alimentação e a sua Saúde
           Nasci numa família de origem portuguesa, aonde todos gostam muito de comer. Não posso afirmar que por princípio, eles relacionam a comida à saúde. Desde pequena eu apresentei processos alérgicos: bronquite, problemas intestinais, rinite e sinusite. Somente com a consciência da alimentação equilibrada, através da macrobiótica, prática de yoga, shiatsu e acupuntura que entraram na minha vida por volta dos meus 18 anos fui salva à tempo. Hoje não tenho mais estes problemas de alergia e cada ano que passa me sinto mais saudável.
            Procurei passar este conhecimento para meus alunos e clientes além de aplicá-lo na minha família. A macrobiótica foi o começo. A frase famosa de Oshawa "Você é o que você come." com certeza vinda da filosofia oriental, é perfeita. O que ele enfatizava era não comer carne vermelha pois ela contém uma substância "cadaverina" gerada quando em decomposição, dentro do nosso organismo que  atrapalha o funcionamento dos intestinos pois é de  difícil digestão; o equilíbrio do yin e yang dentro do corpo, conceito do princípio chinês do Taoísmo, o princípio único, com base na filosofia dos sábios Confúncio e Lao Tsé. No caso da alimentação está ligado ao equilíbrio do sódio e do potássio contido nos alimentos, tendo o arroz integral como um dos alimentos mais equilibrados do planeta terra.
           A alimentação energética chinesa, foi uma alimentação que pesquisei durante alguns anos, cerca de 18 anos, durante os quais me aprofundei nos estudos da Medicina Tradicional Chinesa, que nos trás a acupuntura, a dietética, a Fitoterapia, o Chikun, o Taichi, ambos exercícios energizantes que nos equilibram, o Tuiná, massoterapia chinesa através da pressão de pontos, de onde o shiatsu, massoterapia japonesa, deriva.
          Tive contato com o vegetarianismo, quando me aprofundei nos estudos do yoga, de origem Hindu, me  formando em professora.
          Atualmente adotei o princípio da Dietética Ayurvédica, baseada nos cinco elementos panchamahabhutas, e nos biotipos gerados pelo equilíbrio desses elementos no nosso ser. O Ayurveda, a Medicina Tradicional Indiana, reconhecida pela OMS, Organização Mundial da Saúde, como um Sistema da medicina, praticada no Brasil por médicos e terapeutas já reconhecida pelo SUS, a qual considera que cada individuo deve ter um tipo de alimentação de acordo com seu dosha (biotipo), por tanto ela é individualizada, que varia de acordo com o momento também que ele está vivendo, doenças que possua, desequilíbrios emocionais etc. Considerando a Rutnacharya, a variação das estações e os hábitos que devemos ter de acordo com estas estações.
         Estamos em pleno verão, estação considerada pelo ayurveda Pitta, que é um dosha ligado ao calor e as águas. Quente e úmida.  Portanto devemos procurar, usar poucas roupas, claras, para refletir o calor, de preferência de algodão, que absorve o calor e o suor e são leves e naturais. Devemos beber bastante líquidos, comer frutas da estação, até as cinco horas da tarde pois teremos uma melhor digestão das mesmas, principalmente se você for do dosha vata; muito legumes e verduras. Evitar frituras, muita gordura, alimentos conservados, embutidos, salgados, pois irão reter líquidos no organismo. Procurar caminhar bem cedo ou no fim da tarde. Não se deve dormir depois das refeições pois aumenta o dosha kapha, ou seja engorda, pois não ajuda à digestão, tão pouco se deve ficar em frente à televisão.
         Se você não consegue ser vegetariano, pelo menos evite as carnes vermelhas pois no verão aumentam muito mais o pitta. O dosha pitta agravado no verão, pode levar a problemas do coração, problemas celebrais, hipertensões, gastrites, diarreias, insolação e congestão.  Vá á praia pela manhã, ou no fim da tarde, pratique yoga, medite. Curta suas férias na paz e seja feliz! Namastê!

Sheila Quintaneiro

 Professora de Yoga, Terapeuta Ayurvédica, Diretora do Shiva Studio de Yoga e Ayurveda, Presidente da International Association of Yoga and Ayurveda.

www.shivastudio.org
www.ayurvedayogaom.org
www.sheilaquintaneiro.wix.com/buzios
tel:22 26234398 
shivastudioyoga@gmail.com
                                                                      (Artigo pulicado na Revista Prana em janeiro de 2013)


Nenhum comentário:

Postar um comentário